PROGRAMA TERAPÊUTICO O CICLO
Durante o programa terapêutico de 11 (ONZE) meses, QUATRO fases, o acolhido participa do programa denominado CICLO que foi desenvolvido especificamente para atendimento de recuperação, prevenção de recaídas e reinserção social , recebe atendimento psicológico (atendimento individual e psicoeducativo), atendimento médico (na rede pública de saúde, sempre acompanhado de um monitor da comunidade terapêutica), aconselhamento terapêutico pastoral, instruções disciplinares e preventivos com líderes eclesiásticos, terapeutas, psicanalistas, psicólogos, medico e também com profissionais na área de capelania, (realização de devocionais, leituras espirituais, discussões de temas pertinentes), atividades diárias sócio inclusivas e esportivas, a fim de obter uma reeducação comportamental e alcançar a ressocialização.
Fases do CICLO do Programa Terapêutico: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª fase.
1ª Fase - Adaptação e inserção ao grupo e ao programa multidisciplinar com duração de 6 (seis), meses.
Obs: Os primeiros 30 dias são de adaptação, monitoramento, análise de perfil e conduta com constante acompanhamento para melhor aplicação do CICLO.
2ª Fase - Início do programa de reinserção social e familiar que é dividida em dois períodos 8º e 9º mês: Ao completar seu 6º mês de acolhimento os profissionais da equipe multidisciplinar se reúnem e avaliam a condição evolutiva e disciplinar do acolhido e estando de acordo, através da avaliação da maioria da equipe multidisciplinar, é realizada a primeira visita de reinserção familiar e social, com data e hora de saída e retorno, em conformidade com a família e disponibilidade para a mesma.
Ao completar seu 9º mês de acolhimento é dada a continuidade do programa de reinserção social, conforme o primeiro período da segunda fase.
3ª Fase - Continuidade do programa de reinserção social, sendo que esta é a última fase de acolhimento na CT. Ao completar seu 9º mês de acolhimento os profissionais da equipe multidisciplinar se reúnem para avaliar a condição evolutiva e disciplinar do acolhido e estando de acordo, através da avaliação da maioria da equipe multidisciplinar, é realizada a visita de reinserção familiar e social com data e hora de saída e retorno, em conformidade com a família e disponibilidade para a mesma.
4ª Fase – Retornando da visita de reinserção social o acolhido em recuperação será encaminhado a “ CAS Casa de Amparo Social” da unidade, onde fará a readaptação e aplicação de seu aprendizado disciplinar do “Programa Terapêutico O Ciclo”, finalizando por fim seu tratamento após 60 dias de conivência em sobriedade na unidade. de apoio.
a) 1ª Saída de reinserção ao decorrer dos 6 meses completos (3 a 5 dias);
b) 2ª Saída de reinserção ao decorrer dos 8 meses completos (3 a 5 dias);
c) 3 ª Saída de reinserção ao decorrer dos 9 meses completos (5 a 7 dias);
d) 4ª Retorno para finalização de tratamento para ressocialização disciplinar na CAS.
Alta e desligamento em conclusão do tratamento e fechamento do programa terapêutico CICLO. Ao término dos 11 (onze,) meses de acolhimento, o acolhido se submeterá a uma sabatina de entrevista dos profissionais da equipe multidisciplinar que atuam na unidade da SASOMAP, para determinar a qualificação da alta, seja ela terapêutica que afirma a conclusão e êxito da aplicação do programa ou alta administrativa, quando a equipe entender ou diagnosticar que a vulnerabilidade do acolhido está muito suscetível a uma possível recaída.
Obs.: Em caso da equipe diagnosticar que a vulnerabilidade do acolhido está muito suscetível a uma possível recaída, “o mesmo poderá” solicitar um prolongamento no tratamento de até 90 (noventa), dias em conformidade e aprovação da responsável técnica da unidade.